Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Representante dos advogados

Tarcisio Vieira de Carvalho Neto é nomeado ministro titular do TSE

O presidente Michel Temer (PMDB) nomeou Tarcisio Vieira de Carvalho Neto para o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral na classe dos advogados. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20/4).

Tarcisio Vieira é ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral desde 2014

Tarcisio Vieira ocupará a vaga que será deixada pela ministra Luciana Lóssio, que termina o seu segundo biênio como titular da corte em 5 de maio.

O advogado é ministro substituto do TSE desde 25 de fevereiro de 2014, tendo sido reconduzido uma vez ao cargo em 26 de fevereiro de 2016.

Ele foi escolhido entre os nomes que figuravam na lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal à Presidência da República. Na lista, também constavam os nomes dos advogados Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach.

Perfil
Natural do Rio de Janeiro, Tarcisio Vieira é graduado em Direito pela Universidade de Brasília, mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. É subprocurador-geral do Distrito Federal, professor adjunto da Faculdade de Direito da UnB e especialista em Direito Eleitoral. Ele também é membro da comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Composição do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo que três ministros efetivos são provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça e dois são da classe dos advogados. Cada um desses últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF.

Em março, Temer nomeou o advogado Admar Gonzaga Neto para a cadeira do ministro Henrique Neves, que deixou a corte no dia 16 de abril. Tarcísio Vieira e Sérgio Banhos estiveram na lista tríplice a partir da qual Temer nomeou Gonzaga Neto.Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Revista Consultor Jurídico, 20 de abril de 2017, 11h56

Comentários de leitores

1 comentário

Excelente escolha

JOSÉ ANTONIO ALMEIDA (Advogado Sócio de Escritório - Eleitoral)

O Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto representa uma escolha digna de aplausos. Sua atuação como advogado, especialmente na área eleitoral, assim como Professor, o credenciaram a integrar a lista elaborada pelo STF, inicialmente para Ministro Substituto. E, mercê da sua própria atuação na Corte, nessa condição, fez indiscutível a sua nomeação como Ministro Efetivo, estando apto a marcar, como outros brilhantes advogados eleitorais o fizeram, a sua trajetória na mais Alta Corte Eleitoral do país.

Comentários encerrados em 28/04/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.