Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova ordem

TRE de São Paulo aprova reorganização das zonas eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (15/8), resolução que reorganiza a primeira instância da Justiça Eleitoral no estado, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Serão extintas 32 das 425 zonas eleitorais, bem como remanejado o eleitorado entre zonas e municípios. Foi criada, ainda, uma zona eleitoral em Urânia, resultante do desmembramento da 152ª Zona Eleitoral – Jales. Não há alterações na capital.         

O documento obedece à Resolução TSE 23.520/2017, que define os critérios para a manutenção de zonas eleitorais em todo o Brasil. 

Durante os estudos do rezoneamento, foram identificadas diversas oportunidades de melhoria na estrutura existente para promover a racionalização dos serviços e economia de custos operacionais, considerando as restrições orçamentárias do setor público.  

Segundo o presidente do TRE-SP, desembargador Mário Devienne Ferraz, “o eleitor não será prejudicado com as mudanças”. As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento com estrutura e capacidade para atender às demandas da população.       

A efetiva extinção das zonas eleitorais e o remanejamento dos eleitores ainda será regulamentado pelo tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.   

Veja a lista completa do que mudou com o rezoneamento:

Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2017, 20h01

Comentários de leitores

1 comentário

em vez de extinguir na Capital, extingue no interior

daniel (Outros - Administrativa)

em vez de extinguir na Capital, extingue no interior. Mas, deveriam ser o contrário. É um absurdo, pois as distâncias entre cidades e as zonas aumentam, e isto vai gerar o caos nas próximas eleições, além da falta de fiscalização.

Comentários encerrados em 24/08/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.