Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mercado de capitais

Com nomeação de Marcelo Barbosa, CVM volta a ter advogado no comando

O presidente Michel Temer (PDMB) nomeou o advogado Marcelo Barbosa para presidir a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelos próximos cinco anos. O ato foi formalizado em decreto publicado nesta sexta-feira (25/8).

Marcelo Barbosa é novo presidente da CVM, com mandato até 14 de julho de 2022.
Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CVM, vinculada ao Ministério da Fazenda, regula e fiscaliza o mercado de capitais. Barbosa foi indicado pelo ministério para substituir Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, cujo mandato terminou em 14 de julho.

Ele passou por uma breve sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, no dia 16 de agosto, e o Plenário concordou com a nomeação.

O último advogado que presidiu a CVM foi Marcelo Fernandez Trindade, até julho de 2007. Barbosa formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1994, com mestrado concluído em 1997 na Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Aos 45 anos, é professor de Direito e especialista em Direito societário e mercado de capitais.

Sócio do escritório Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro, integra o conselho fiscal da Fundação Lemann e preside o conselho curador da Fundação Estudar, ambas voltadas para a educação.

Também nesta sexta, foi publicada a nomeação do advogado Carlos Bastide Horbach para a vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral.

Revista Consultor Jurídico, 25 de agosto de 2017, 9h52

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/09/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.