Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

"Saudoso amigo"

Gilmar Mendes homenageia ministro Teori na primeira sessão de 2017 do TSE

Na abertura do ano eleitoral de 2017 nesta quarta-feira (1º/2), o ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, pediu a palavra para “registrar o profundo desconsolo pela imponderável e prematura perda de um dos mais estimados membros deste colegiado”. Foi uma homenagem ao ministro Teori Zavascki, morto num acidente de avião em janeiro e que era membro substituto do TSE.

“A emoção e a consternação pela despedida do amigo querido e juiz magistral, em tão dolorosa circunstância, tornam ainda mais relevante a nossa responsabilidade de honrar sua memória, na busca pela concretização da Justiça”, disse Gilmar.

E citou Rui Barbosa, para reverenciar o “saudoso amigo”: “Para os eleitos do mundo das ideias a miséria está na decadência, e não na morte. A nobreza de uma nos preserva das ruínas da outra. Quando eles atravessam essa passagem do invisível, que os conduz à região da verdade sem mescla, então é que entramos a sentir o começo do seu reino, o reino dos mortos sobre os vivos”.

Também nesta quarta, o Supremo abriu mão da solenidade de abertura do ano judiciário para homenagear o ministro Teori. Lá, quem falou foi o ministro Celso de Mello, decano do tribunal.

Clique aqui para ler o discurso.

Revista Consultor Jurídico, 1 de fevereiro de 2017, 20h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/02/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.