Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Raio-X completo

"Anuário mostra o que estamos fazendo pela sociedade", diz Paulo Dimas

Foi lançado na noite desta quarta-feira (8/3) o Anuário da Justiça São Paulo 2017. Esta é a oitava edição da maior e mais completa radiografia do Tribunal de Justiça de São Paulo, produzida pela revista Consultor Jurídico.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Salão dos Passos Perdidos, saguão principal de abertura do centenário prédio do TJ de São Paulo. Compareceram, entre desembargadores, advogados e autoridades do Poder Executivo, cerca de 300 pessoas.

Em seu discurso, o presidente do TJ-SP, desembargador Paulo Dimas Mascaretti, disse que os desembargadores têm procurado “melhorar o acesso à Justiça, junto com todos os operadores do sistema de Justiça”. “Ficamos felizes, porque o Anuário vai repercutir na melhoria do nosso trabalho. Repercute aquilo que todos estão fazendo em prol da nossa sociedade e nós estamos aqui empenhados evidentemente em melhorar nossa comunicação social.”

O criminalista José Roberto Batochio, que falou em nome dos advogados, destacou a “delicada quadra de turbulência institucional”. “Nessa conjuntura, quando essa turbulência envolta o Poder Legislativo e assoma as portas da sede do Poder Executivo, é de fundamental importância que o Poder Judiciário seja chamado à cena para desempenhar seu sempre seguro, sensato e equilibrado poder moderador da nossa República.”

Presidente do TJ-SP, Paulo Dimas discursa durante lançamento do Anuário São Paulo.
Egberto Nogueira

Leia os discursos:

Paulo Dimas, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

“Boa noite a todos.

Quero de início, quebrando um pouco o protocolo, saudar as mulheres que estão aqui no palco. Nossa querida juíza Deborah Ciocci , que representa Ricardo Dip, desembargador presidente da Seção de Direito Publico e cumprimentar a juíza Claudia Palhares, que representa a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), e vejo duas combativas desembargadoras, Ligia Bisogni  e Maria Lúcia Pizzotti , que estão no nosso coração.

Dizer que na verdade num dia como hoje nos temos que homenagear as mulheres que são nossa inspiração. Estive hoje pela manha visitando o nosso Complexo Judiciário do Ipiranga onde temos 58% de mulheres servidoras do Judiciário.  E na magistratura cada dia mais o número de mulheres vai crescendo para nossa alegria e para o engrandecimento do nosso tribunal.

Eu dizia hoje pela manhã que nós homens nos consideramos fortes mas não chegamos aos pés das nossas mulheres, as mulheres que são nossas companheiras de trabalho, são nossas companheiras do lar, de tantas horas difíceis. Então quero homenagear nossas desembargadoras, juízas, nossas advogadas que estão aqui, Batochio que fez referência à professora Priscila que participou de banca de concurso, quero homenagear as jornalistas na pessoa da Rosângela Sanches, quero homenagear enfim as mulheres que tem uma presença muito forte na nossa vida e aqui no nosso Judiciário na nossa comunidade jurídica.

Quero cumprimentar o nosso querido Márcio Chaer, que é diretor do nosso Anuário da Justiça que faz um trabalho muito especial. Esse trabalho que está sendo apresentado hoje é um trabalho primoroso , que merece reconhecimento.

Temos que colocar que a mídia hoje não deve ser dedicar a notícia, a mídia tem que se dedicar também a informação. Notícia não e a mesma coisa que informação. Esse trabalho o ConJur faz muito bem, tem uma grande repercussão nacional, e estamos felizes de ver o nosso tribunal retratado nessa revista. O tribunal fica engrandecido toda a vez que é retratado nesse espaço, que é o espaço da cidadania.

Quero cumprimentar aqui o nosso vice-presidente, Ademir de Carvalho Benedito, nosso querido corregedor Manoel Pereira Calças, o Henrique de Almeida Ávila, que assumiu recentemente cadeira no Conselho Nacional de Justiça, um brilhante advogado que com certeza vai realizar um grande trabalho no CNJ e tem com certeza o apoio do tribunal.

Quero cumprimentar o Luiz Sarrubbo , representante do Ministério Público, subprocurador de Justiça.  Cumprimentar o Davi Depine Filho, querido defensor público-geral. Querido ministro Cesar Asfor Rocha, quee sempre deu lições de gestão e planejamento lá no STJ que nós procuramos também aqui lançar sementes para termos um planejamento estratégico e uma gestão eficiente.

Cumprimentar o nosso querido ministro Massami Uyeda, originário de São Paulo, trabalhamos juntos no fórum João Mendes. Cumprimentar o ministro Adilson Macabu, prazer em recebê-lo aqui. Anderson Pomini, secretário municipal representando o prefeito. O Afonso Celso Noguieira Braz que representa nossa EPM, Escola Paulista da Magistratura. O querido Marco Antonio Marques da Silva, presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal. O Heraldo de Oliveira Silva, desembargador presidente da Magiscred, o Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho , tesoureiro da OAB, que aqui representa o presidente Marcos da Costa. Jose Horácio Rezende Ribeiro, presidente do Iasp, Renato José Cury, diretor da Associação do Advogados de São Paulo. Doutor Braz Martins Neto, presidente da Caixa de Assistências da OAB. Coronel Sergio Moretti, da Assessoria Policial Militar e todas as demais autoridades e personalidades presentes.

Dizer que o Tribunal de Justiça fica feliz de abrir este espaço para hoje estarmos aqui reunidos a família forense, somos juízes, advogados, defensores públicos, ministério público, somos uma família forense com um só objetivo: dar à população a justiça que ela merece. Nem sempre temos conseguido cumprir essa missão. A cada momento que nos reunimos vale essa reflexão. Aqui nós temos um tribunal gigantesco, como foi mencionado: 700 prédios , 2.547 magistrados, 20 milhões de processos. Mas o que nos temos procurado fazer é melhorar o acesso à Justiça, junto com todos os operadores do sistema de Justiça. Nós ficamos felizes porque o Anuário vai repercutir na melhoria do nosso trabalho. Repercute aquilo que todos estão fazendo em prol da nossa sociedade e nós estamos aqui empenhados evidentemente em melhorar nossa comunicação social.

Nesse sentido o nosso ConJur faz um trabalho importantíssimo a cada ano, de mostrar a verdadeira face do Judiciário bandeirante. E nós, no nosso Setor de Comunicação Social e Imprensa temos procurado também agora melhorar a comunicação externa. Estamos lançando agora a campanha Razões para Acreditar. Uma campanha que procura demonstrar a nossa sociedade o papel do judiciário estadual, que é o mais próximo do cidadão, um tribunal que cuida da cidadania, do dia a dia, o Judiciário do cotidiano, e mostrar que nos estamos empenhados em melhorar o nosso trabalho e indicar os caminhos para ter um grande acesso à Justiça . Nós lançamos alguns vídeos, tem um minuto e meio de vídeo, e eu peço atenção para que todos se voltem para os lados para acompanhar o vídeo que vamos passar, na lateral, a campanha. (pausa para vídeos). Queria fazer uma saudação especial ao nosso Departamento de Comunicação Social e Marketing do tribunal.

E dizer que nos só temos a agradecer a presença de todos. Agradecer mais uma vez ao Márcio Chaer por proporcionar ao tribunal esse momento tão importante. Agradecer os nossos convidados, personalidades que estão aqui. E uma saudação especial aos nossos servidores e servidoras.

Obrigado a todos por estarem aqui mais uma vez e vamos cada vez mais melhorar o nosso Anuário. Muito obrigado.”


Henrique Ávila, conselheiro representante do Conselho Nacional de Justiça

“Senhor presidente,

Em nome de quem eu saúdo a todas as magistradas em mais esse dia relevante, todos os magistrados aqui presentes. Meu caro Márcio Chaer. É uma alegria muito grande estar aqui presente no lançamento desse Anuário, que já tive oportunidade de falar, esse evento é a efetivação do princípio da publicidade da administração pública. O tribunal de justiça de São Paulo, notadamente o maior do país, com cerca de 50 mil funcionários, quer dizer, maior do que muito município, que cuida de um acervo de mais de 25% de processos da Federação, tem obstáculos naturais e por isso parabenizo a administração também do tribunal pela conduta que vem adotando.

É uma honra também estar presente aqui nessa sala da Justiça que, na minha opinião, é a mais bela do país. Meus parabéns senhor presidente e meus parabéns, meu caro Márcio, por divulgar o trabalho dessa administração e por divulgar os trabalhos dos desembargadores da corte bandeirante que desempenham esse trabalho que todos nós acompanhamos, de longe ou de perto. É isso que tenho a dizer, muito obrigado.”


José Roberto Batochio, representante dos advogados

“Não poderia ser mais oportuna a data do lançamento desta oitava edição do Anuário da Justiça São Paulo, porquanto hoje cultuamos a participação e profícua atuação da mulher na sociedade global. As primeiras palavras são de homenagem, respeito e saudação a todas as mulheres, principalmente a todas que compõem esse sodalício.

Esse fato me faz acudir na memória situação vivida nessa corte quando presidia a seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil. Com mais de cem anos de existência da entidade na época, resolvi designar para compor a banca de exame de concurso de ingresso à magistratura uma advogada, feito que jamais havia acontecido até então: a professora Priscila Maria Pereira Corrêa da Fonseca.

Como também era necessário haver um suplente, indiquei um ex-presidente da OAB-SP. Eis que me telefona um assistente do tribunal e comenta que houve um equívoco, porque o ex-presidente da Ordem aparecia como suplente. Respondi que não havia erro algum. Já se fazia tempo que mulheres participavam ativamente das atividades e a Ordem dos Advogados do Brasil já se empenhava nessa direção.

É um momento auspicioso porque o Tribunal de Justiça de São Paulo, longe de ser autorreferente apenas, isso porque sua referência foi, é e sempre será a ordem constitucional democrática no ordenamento jurídico democrático. Vivemos nesse momento uma delicada quadra de turbulência institucional. Nessa conjuntura, quando essa turbulência envolta o Poder Legislativo e assoma as portas da sede do Poder Executivo, é de fundamental importância que o Poder Judiciário seja chamado à cena para desempenhar seu sempre seguro, sensato e equilibrado poder moderador da nossa República.

Não quero significar com isso que o ativismo judicial exagerado ou a judicialização de todas as coisas possa substituir aos demais valores da nossa axiologia republicana e democrática. Porque o Poder Judiciário, principalmente o de São Paulo, haverá de sempre e sempre manifestar e apontar soluções para resolver impasses segundo as fórmulas previstas na Carta política que encerra a vontade geral da nação e o ordenamento jurídico democrático que tanto lutamos para instituir e estabelecer.

Parabéns ao senhor presidente. Parabéns à Direção desta casa, que faz o orgulho de todos os paulistas, os 40 milhões de paulistas que são seus jurisdicionados. Parabéns aos quase 400 desembargadores julgadores de segundo grau e aos seus 2.506 magistrados de primeiro grau, que nessa faina diária resolvem, pacificamente, civilizadamente, os conflitos de interesse, com os olhos postos, sempre, na direção da lei e da Constituição.

A homenagem a esse grande fautor de coisas democráticas e transparentes que é o nosso querido Márcio Chaer, editor da oitava, de todas as edições do Anuário da Justiça de São Paulo. Acredito, Márcio Chaer, que esse trabalho não e apenas um elogio, um reconhecimento das virtudes, das qualidades dessa corte de Justiça, que é paradigma para todo o Brasil; é também uma ultrassonografia precisa da sua conformação externa e interna, conferindo transparência às instituições, de sorte que o leitor do Anuário possa entender como é a estrutura segundo a qual se organiza o tribunal, a sua funcionalidade, a sua composição e até as inclinações, convencimentos dos seus ilustres integrantes. Trata-se, portanto, de um instrumento da cidadania.

Muitos reclamam, injustamente, de que é preciso haver mais transparência às instituições e aí incluem o Judiciário. Aí está a radiografia, com todos os detalhes da corte de Justiça de São Paulo.

E termino dizendo que, para os advogados, o Anuário, além de informativo, orientador, é absolutamente utilitário para o exercício profissional. Ele o é pela consulta que nos enseja, no trato das causas que tramitam perante o tribunal. Esse Anuário nos serve como um sextante, mais do que isso , uma bússola, ou, estamos em época de internet ..., na verdade é um GPS para a advocacia, que se orienta , pode-se guiar e pode tomar decisões acertadas neste mister elevado e apaixonante que é a postulação judicial e a advocacia.

Parabéns ao presidente da corte, aos seus membros. Parabéns aos editores do Consultor Jurídico. Parabéns aos advogados que são cúmplices dessa iniciativa e, sobretudo, parabéns ao povo de São Paulo, que pode contar com um tribunal de Justiça desta envergadura e desta qualidade.

Muito obrigado.”


Márcio Chaer, diretor da Revista Consultor Jurídico

“Boa Noite!

Estamos aqui para celebrar duas faces da história viva deste tribunal e da justiça paulista.

Uma é o retrato do TJ, os perfis individuais e colegiados dos julgadores, sua produção intelectual, sua capacidade de gerar soluções para conflitos e ajudar no desenvolvimento social e econômico de São Paulo.

Foram feitas quase 1.800 entrevistas editadas e fotografadas em 438 páginas. Uma publicação de peso: 996 gramas de informações.

Outra face dessa história são as senhoras e senhores aqui presentes. Por que o papel da publicação que apresentamos aqui é esse: captar e explicar o trabalho de vocês.

O presidente da Casa é um exemplo. Paulo Dimas chegou com os ventos da renovação. Não chegou ao posto pela idade, mas por sua liderança. O seu compromisso com a causa da justiça é sincero, impessoal. O Anuário enumera as iniciativas que ilustram o que digo.

Paulo Dimas foi o primeiro juiz de Vara a disputar a Apamagis. Só conseguiu depois, como pinguim. A proeza pioneira ficou para Jayme de Oliveira, hoje presidente da AMB. Seu tio, Régis Fernandes também presidiu a Associação, seu pioneirismo foi ser de Alçada. A história se faz assim, com ousadias. Dimas, Jayme, Calandra, Carlão, Fernando Maia, são alguns dos juízes ousados que nos ajudaram a construir essa coleção de Anuários que chega hoje à sétima edição.

Sem esquecer o desembargador Pereira Calças, o corregedor que está racionalizando as demandas repetitivas e padronizando sistemas para imprimir mais eficiência ao funcionamento da justiça paulista.

Na esfera federal, agradeço a presença do amigo Fábio Prieto, o homem que pacificou o TRF-3 e modernizou a gestão do tribunal, o que também fez a presidente do TRT da 2ª Região, hoje advogada, Maria Aparecida Pellegrina, hoje também conosco.

Aqui conosco temos também o advogado José Roberto Batochio. Como congressista, escreveu o estatuto da advocacia. Como dirigente da OAB, paulista e nacional, implantou princípios de gestão que deu funcionalidade à organização profissional da advocacia.

Um trabalho que o Ministério Público também está aperfeiçoando, com o procurador-geral de justiça, Gianpaolo Smanio.

Outro protagonista dessa história aqui presente é o ministro Cesar Asfor Rocha. Aliado incondicional de São Paulo em Brasília. O gestor que implantou o processo judicial eletrônico no Brasil, como presidente do STJ. É ele quem destaca: o TJ é o tribunal que mais julga no mundo e que tem o mais baixo índice de reforma de julgados.

O ministro Ricardo Lewandowski, em mensagem especial para este ato produziu também análise positiva sobre o desempenho do TJ nos tempos recentes e concluiu: “Tenho o maior orgulho de ter atuado na Suprema Corte bandeirante”, Dia da Mulher, trago nossas homenagens nas pessoas de Lilian Matsuura, responsável editorial do Anuário, e Luciana Huber, a artista que garante a beleza visual da coleção, desde a primeira edição, lançado em 2007.

E por falar em história, destaco que o lançamento de hoje é duplo.

Além da versão em papel, apresentamos hoje o Aplicativo do Anuário da Justiça, ferramenta que permite navegar em todas as edições da coleção, de forma interativa e intuitiva, a partir de qualquer celular, tablet ou computador. Oferece a vantagem da ferramenta de busca, que permite encontrar pessoas e decisões rapidamente. Nos totens espalhados pelo evento você pode passear por todas as 41 edições já produzidas. O APP já se encontra disponível na APP Store (loja de aplicativos da apple), no Google Play (loja de aplicativos do Android) e na Amazon.

Agradeço a todos a presença e, em especial aos anunciantes e patrocinadores desta festa: Instituto de Protesto de São Paulo, Warde Advogados, a Seccional paulista da OAB e Marcelo Leonardo e aos apoiadores Galil e Macabu Advogados e Cesar Asfor Rocha Advogados.

Muito obrigado.”

Anuário da Justiça São Paulo pode ser adquirido por meio da Livraria ConJur e agora também pode ser levado no celular ou tablet. Para isso, é só baixar o aplicativo Anuário da Justiça e garantir o seu exemplar.

Serviço
Editora: ConJur
Páginas: 440 páginas
Preço: R$ 40 (versão impressa); R$ 20 (versão on-line)
Onde comprar exemplares: Livraria ConJur
Ou clique para baixar o aplicativo
Apple|Play Store|Amazon

Patrocinadores do evento
IEPTB-SP Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo
Warde Advogados
OAB-SP
Marcelo Leonardo Advogados

Apoiadores do evento
Galil e Macabu Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados

Anunciantes da edição
Adib Abdouni Advogados
Advocacia Fernanda Hernandez
Affonso Ferreira Advogados
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
Arns de Oliveira e Andreazza Advogados Associados
ASBZ Advogados
Bialski Advogados Associados
BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
Burg Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados
Chiarottino e Nicoletti Advogados
Dal Pozzo Advogados
Dannemann Siemsen Advogados
Décio Freire & Associados
Decoussau Tilkian Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D'Urso & Borges Advogados Associados
Fernando Fernandes Advogados
Fidalgo Advogados
Galil e Macabu Advogados
Hasson Sayeg, Novaes, Venturole e Andrade Advogados
Heleno Torres Advogados
Hyundai Caoa
IEPTB-SP Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo
Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP
Instituto Vertus
Kuntz Sociedade de Advogados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Loeser e Portela Advogados
Lucon Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Moraes Pitombo Advogados
OAB-SP
Paolletti, Dias, Naves & Carvalho Sociedades de Advogados
Pinheiro Neto Advogados
Pires Advogados Associados
Porto Farias e Advogados
Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Sociedade São Paulo de Investimentos
Teixeira, Martins Advogados
Tofic Simantob Advogados
Toron, Torihara e Szafir Advogados
Tozzini Freire Advogados
UNIP - Universidade Paulista
Warde Advogados

Autoridades que confirmaram presença
Paulo Dimas Mascaretti, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Ademir de Carvalho Benedito, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
José Carlos Xavier de Aquino, decano do Tribunal de Justiça de São Paulo
Antonio Carlos Villen, diretor da Escola Paulista da Magistratura
Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do estado de São Paulo
Henrique Ávila, conselheiro do CNJ
Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
Fernando Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp)
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp)
Eduardo Tuma, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo
Flávia Miranda Poyares, diretora da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis)
Milton Flávio de Almeida Camargo Lautenschläger, diretor administrativo do Iasp
Marcos Soares, secretário de Governo da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Anderson Pomini, secretário Municipal de Justiça de São Paulo
Geselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, diretora do Colégio Notorial do Brasil – Seção São Paulo (representando o presidente)
Mario Luiz Sarrubbo, subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais de São Paulo
Fábio Prieto de Souza, desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Ricardo Toledo Santos Filho, representante da OAB-SP
Flavia Poyares, diretora da Apamagis
Marcelo Vieira von Adamek, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp)
Luiz Périssé Duarte Junior, vice-presidente da Aasp

Ministros
Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ
Massami Uyeda, ministro aposentado do STJ

Desembargadores
João Francisco Moreira Viegas
Artur César Beretta da Silveira
Spencer Almeida Ferreira
Décio Notarangeli
Juvenal Duarte
Maurício Pessoa
Jeferson Moreira de Carvalho
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Paulo Roberto Grava Brazil
José Carlos Costa Netto
Jose Benedito Frando de Godoi
LuisAntonioGanzerla
Lígia Cristina de Araújo Bisogni
Sandra Galhardo Esteves
Maria Lúcia Pizzotti
Nelson Jorge Junior
Maria Tereza do Amaral
Sônia Mascaro Nascimento
Antonio Luiz Pires Neto
Alfredo Attié
Heraldo de Oliveira 
Luiz Antonio Costa
Luís Fernando Camargo de Barros Vidal
Afonso Celso Nogueira Braz
Manoel Pereira Calças
Francisco Casconi
Valter Alexandre Mena

Juízes
José Maria Câmara Júnior
Heliana Maria Coutinho Hess
Tiago Bitencourt
Débora Ciocci (representado Ricardo Dipp)

Advocacia
Flavia Andrade, do TozziniFreire Advogados
Monica Costa, do TozziniFreire Advogados
Luciana Nogueira, do TozziniFreire Advogados
Marina da Cunha Ruggero Lopez, do TozziniFreire Advogados
André Barabino, do TozziniFreire Advogados
José Luis de Rosa S. Junior, do TozziniFreire Advogados
Lucas Britto Mejias, do TozziniFreire Advogados
Fernando Eduardo Serec, do TozziniFreire Advogados
Rafael Medeiros Mimica, do TozziniFreire Advogados
Antonio Marzagão Barbuto Neto, do TozziniFreire Advogados
Pedro Bento de Faria, do TozziniFreire Advogados
Fabricio Peixoto de Mello, do TozziniFreire Advogados
Afranio Affonso Ferreira, do Affonso Ferreira Advogados
Raul Leite Cardoso, do Affonso Ferreira Advogados
André Cid de Oliveira, do Affonso Ferreira Advogados
Lucas Souza, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Leonardo Bruno da Costa Bertolazzi, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
José Ricardo dos Santos Luz, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Everton Gabriel Monezzi, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Daniel Orfale Giacomini, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Jéssica Silva Mazza, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
André Castro Carvalho, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Karolina Previatti Gnecco, do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
Evane Beiguelman Kramer, do Dal Pozzo Advogados
Fernanda Neves Vieira Machado, do Dal Pozzo Advogados
Maria Hermínia Pacheco Moccia, do Dal Pozzo Advogados
Beatriz Bito de Souza, do Dal Pozzo Advogados
Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo, do Dal Pozzo Advogados
Renan Marcondes Facchinatto, do Dal Pozzo Advogados
Augusto Neves Dal Pozzo, do Dal Pozzo Advogados
Nicole EspositoTortorelli, do Dal Pozzo Advogados
Matheus Silveira Pupo, do Damiani Sociedade de Advogados
Júlio de Andrade Neto, do Damiani Sociedade de Advogados
João Paulo Garcia Caetano Mazzieiro, do Damiani Sociedade de Advogados
Rodrigo Rocha de Souza, do Dannemann Siemsen
Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Cássia Malusardi, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Arthur Sodré Prado, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Gustavo Parente Barbosa, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Renata Lorena Martins de Oliveira, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Luis Eduardo Menezes Serra Netto, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Cesar Augusto Alckmin Jacob, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Marcelo Martins de Oliveira, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Marcelo de Barros Duarte Garcia, do Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados
Rafael Palanch Gomes de Paula, do CMMM Sociedade de Advogados
Marco Antonio Tomei, do CMMM Sociedade de Advogados
Henrique Semolini, do CMMM Sociedade de Advogados
Paulo Abe, do CMMM Sociedade de Advogados
Andre da Silva Sacramento, do CMMM Sociedade de Advogados
Paulo Lucon, do Lucon Advogados
Ronaldo Vasconcelos, do Lucon Advogados
João Paulo Hecker da Silva, do Lucon Advogados
Ana Luísa Barreto, do Sergio Bermudes Advogados
Pedro Paulo de Barros Barreto e Mattos, do Sergio Bermudes Advogados
Alexandre Sigmaringa, do Sergio Bermudes Advogados
Renato Caldeira Grava Brazil, do Sergio Bermudes Advogados
Eduardo José de Oliveira Costa, do A Lopes Muniz Advogados Associados
Ademar Gomes, do Ademar Gomes Advogados
André de Almeida, do Almeida Advogados
Maria Isabel Alvarenga, do Almeida Alvarenga Advogados
Luiz Antonio de Almeida Alvarenga, do Almeida Alvarenga Advogados
Marcela Moreira Lopes, do Alonso | Lopes Advogados
Leonardo Alonso, do Alonso | Lopes Advogados
Pedro Beretta, do Alonso | Lopes Advogados
Clarissa Hofling, do Alonso | Lopes Advogados
Pedro Luiz Bueno de Andrade, do Andrade e Taffarello Advogados
Rogério Fernando Taffarello, do Andrade e Taffarello Advogados
André Ramos Tavares, do André Ramos Tavares Consultoria Jurídica
Aparecido Ferrari de Medeiros, do Aparecido Inácio e Pereira Advogados
Massami Uyeda Junior, do Arap, Nishi&Uyeda
Sami Arap Sobrinho, do Arap, Nishi&Uyeda
Ruy Dourado, do Arap, Nishi&Uyeda
Marlus Arns de Oliveira, do Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
Fernando Crespo Queiroz Neves, do Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Juridíca
Luiz Antônio Attié Calil Jorge, do Attié Calil Advogados Associados
Mariangela Garcia Azevedo, do Azevedo, Moraes Advogados Associados S/C
Daniella Maria Neves Reali Fragoso, do BMA - Barbosa Müssnich Aragão
Adriana Dantas, do BMA - Barbosa Müssnich Aragão
Lígia Regini da Silveira, do BMA - Barbosa Müssnich Aragão
Monique Mavignier, do BMA - Barbosa Müssnich Aragão
Carla Severo Batista Simões, do Décio Freire & Associados
Fabio Antonio Tavares dos Santos, do Décio Freire & Associados
Luiz Antonio Simões, do Décio Freire & Associados
Igor Tamasauskas, do Bottini&Tamasauskas Advogados
Camila Najm Strapetti, do Braga Martins Advogados
Guilherme Silveira Braga, do Braga Martins Advogados
Alexandre Pacheco Martins, do Braga Martins Advogados
Leonardo Briganti, do Briganti Advogados
José Cabral Pereira Fagundes Junior, do Cabral Advogados Associados
Augusto de Arruda Botelho Neto, do Cavalcanti & Arruda Botelho Advogados
Maíra Beauchamp Salomi, do Chaves Alves &Samoli Advogados
Marina Chaves Alves, do Chaves Alves &Samoli Advogados
José Diogo Bastos Neto, do Chiaparini e Bastos Advogados Associados
Leandro Chiarottino, do Chiarottino e Nicoletti – Advogados
Renato de Mello Almada, do Chiarottino e Nicoletti – Advogados
André Azevedo, David T. Azevedo Advogados
Fernando Brandão Whitaker, do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
Mário Costa, do Dias de Souza Advogados Associados
Lilianne Yuki Gallo Alves da Silva, do Eli Alves da Silva Advogados Associados
Eli Alves da Silva, do Eli Alves da Silva Advogados Associados
Analice Ferreira Beck Ramos, do Faj Ferreira Assessoria Jurídica
Marcelo Beck Ramos, do Faj Ferreira Assessoria Jurídica
Maria da Penha Feitosa Hirai, do Feitosa & Alves Sociedade de Advogados
Fabricio Dorado Soler, do Felsberg Advogados
Fernando Gomes Fonseca, do Fernando Fonseca Advocacia
Alexandre Mello, do Ferreira & Chagas Advogados
Guilherme Miguel Gantus, do Gantus Advogados Associados
Francisco de Paula Bernardes Jr, do Guillon& Bernardes Jr. Advogados
Renata MeiuHsu Guimarães, do Guimarães | Bastos Advogados
Alessandra Rugai Bastos, do Guimarães | Bastos Advogados
Ricardo Hasson Sayeg, do HSLAW Advogados
Nelson Calandra, do HSLAW Advogados
Ronaldo Alves de Andrade, do HSLAW Advogados
Renato J. Cury, do IWRCF Advogados
José Roberto Batochio, do José Roberto Batochio Advogados Associados
Carlos Kauffmann, do Kauffmann Soares e Rebehy Advogados
Marcos Guimarães, do Kauffmann Soares e Rebehy Advogados
Remy Gama Silva, do KKDF Associados
Marco Antonio Kojoroski, do Kojoroski Advogados Associados
Jose Antonio Balieiro Lima, do Lima e Marinello Sociedade de Advogados 
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, do Luchesi Advogados
Leonardo Peret, do Machado Castro e Peret Advogados
Átila Machado, do Machado Castro e Peret Advogados
Braz Martins Neto, do Martins Neto e Wolff Advogados
Fabio Medina Osório, do Medina Osório Advogados
Roseli Moraes Coelho, do Moraes Coelho Advogados Associados
Sergio Zahr Filho, do Nasser Sociedade de Advogados
Ricardo Peake Braga, do Navarro Advogados
Nelson Luiz Pinto, do Nelson Pinto Advogados
André Muszkat, do Nelson Pinto Advogados
André Carvalho Sica, do Nelson Pinto Advogados
Luis Fernando de Lima Carvalho, do Nelson Pinto Advogados
Luan Nogués Moyano, do Nogués Moyano Advogados
Ana Luisa Porto Borges, do Peixoto & Cury Advogados
Maria Aparecida Pellegrina, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Adaliane Sarmento, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Fabio Cabral Silva Oliveira Monteiro, do Pellegrina & Monteiro Advogados
Rafael Augusto, do Rafael Oliveira Advocacia & Consultoria
Rogerio de Menezes Corigliano, do Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Regis Fernandes e Oliveira, do Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Caio Cesar Vieira Rocha, do Rocha Marinho e Sales Advogados
Rogério Emilio de Andrade, do Rogério Emilio de Andrade Advocacia
Luciano Rollo Duarte, do Rollo Duarte Advogados
Gabrielle Chalita, do Rubens Naves Santos Jr Advogados
Tony F. C. I. Chalita, do Rubens Naves Santos Jr Advogados
Rui Celso Reali Fragoso, do Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
Antonio Fernandes Ruiz Filho, do Ruiz Filho Advogados
Igor Santiago, do Sacha Calmon - MisabelDerzi Consultores e Advogados
Andrea Ferreira Bedran, do Sacha Calmon - MisabelDerzi Consultores e Advogados
Priscila Manoel, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Guilherme Coutinho, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Nathalia Zanaroli, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Elias Alencar Siqueira, do Leite, Tosto e Barros Advogados
Wagner Morroni de Paiva, do Saraiva Advogados Associados
Marina Draib, do SBT
Marcelo Migliori, do SBT
Eduardo Felipe Perez Matias, do Nogueira | Elias | Laskowiski | Matias Advogados
Silvana Dias, do Silvana Dias Advocacia Colaborativa
Leonardo Luiz Tavano, do Tavano Maier Advogados
João Rodrigo Maier, do Tavano Maier Advogados
Cristina Rodrigues Wolter Sabino de Freitas, do Wolter&Pegoraro Advogados Associados
Andréa Horta Pegoraro, do Wolter&Pegoraro Advogados Associados
Adelmo da Silva Emerenciano, do Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados
Raul Dolabela, do Custódio Lima Advogados
José Luiz Parra Pereira, do Parra Pereira Advocacia
Flavia Guimaraes Leardini, do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich&Schoueri Advogados
Fernando Lorenzete, do Fernando Quércia Advogados Associados
Fernando Quércia, do Fernando Quércia Advogados Associados
Alexandre Sinigallia Pinto, do Leite, Sinigallia e Forzenigo Advogados
Mario Luiz Delgado Regis, do Mario Luiz Delgado Sociedade de Advogados
Luiz Serventes, do Thomaz Bastos,Waisberg e Kurzweil Advogados
Fabio Mesquita Ribeiro, Mesquita Ribeiro Advogados
Bruno Gabriel Borges dos Santos, Mesquita Ribeiro Advogados
Lucas Otávio Bertolino, Mesquita Ribeiro Advogados
Regina Paz, Paz &Dudus Advogados
Guilherme Gabriel Garcia Dudus, Paz &Dudus Advogados
Ernesto Tzirulnik , Ernesto Tzirulnik Advocacia
Marcelo Carpenter, Sergio Bermudes Advogados
Marcelo Habis, Camargo Aranha Advogados
Luiz de Camargo Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados
Gelson José da Silva, Sesc
Paola Martins, Camargo Lima, Sinigallia, Moreira Lopes Advogados
Amanda Accioli, Grupo Brugnara
Sergio Leonardo, Marcelo Leonardo Advogados
Renato Ochman, Ochman, Real Amadeo Advogados Associados
Nelson Mannrich, Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados
Eduardo Vieira de Almeida, Cesar Asfor Rocha Advogados
Gustavo Fávero Vaughn , Cesar Asfor Rocha Advogados
Ronaldo Rayes, Rayes& Fagundes Advogados
Eduardo Vital Chaves, Rayes& Fagundes Advogados
Fabiana Fonseca, Rayes& Fagundes Advogados Associados
Daniel Penteado de Castro, Penteado de Castro & Advogados
Daiille Costa Toigo , Costa Toigo Advocacia
Thiago Silva Moreira, Itaú Unibanco
Veronica Caldeiras Cipolari, Itaú Unibanco
Celso Palermo Junior, Itaú Unibanco
Victor Augusto Azevedo dos Santos, Itaú Unibanco
Daniel Leon Bialski, Bialski Advogados Associados
João Carlos Silveira, Prestes e Silveira Advogados Associados
Alex Mavian, Escritório Alex Mavian
Armando Souza Mesquita Neto, Grupo Schahin
Rodrigo Kaysserlian, Krikor Kaysserlian, Duarte e Forssell Advogados Associados
Octaviano Bazílio Duarte Filho, Krikor Kaysserlian, Duarte e Forssell Advogados Associados
Maralice Moraes Coelho, Petobras
Horacio Bernardes Neto, Motta Fernandes Advogados
Cassius Marcellus Zomignani, Mesquita Barros Advogados
Daniel Figueiredo Heidrich, A. Lopes Muniz Advogados Associados
Felipe Novaes, RGS Advogados
Marcos Falcão, Djaci Falcão Advogados Associados
Fernando K. Lottenberg, Lottenberg Advogados Associados
Maria Izabel Chamma Abdo, Abdo Advogados
Adriano Abdo, Abdo Advogados
Simon Zveiter, Simon Zveiter Advocacia
Stefano Zveiter, Simon Zveiter Advocacia
Welington Arruda, Rodrigues e Arruda Advogados
Luciana Arruda, Rodrigues e Arruda Advogados
Sergio Niemeyer, Niemeyer Advocacia
BetinaPachelli de Carvalho        
Irineu Lolo         
Paulo Gonçalves Passanezi        
Emília Kazue Saio Loduca         
Vera Lucia Sabo       
Andrea Silvia Cardoso Verotti
Juliana SalicioLafore
Sueli Moura
José Paulo Loduca
Reinaldo Pereira             
Wilson Roberto B.Fellin        
Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral             
Reinaldo Aleixandrino  
Leopoldo Santana Luz  
José Henrique de Araújo            
Fellipe Lourenço Gama Silva     
Valdeque N Oliveira      
Rogerio Aro      
Marcelo Vieira de Campos         
Marcos Vinício Raiser da Cruz   
César Eugênio Nascimento Braga           
Airton Florentino de Barros       
Josiane Rosa de Sousa 
Maria Augusta Rivitti    
Adriana Zorub Fonte Feal           
Simone Colaziol dos Santos       
Rheynaldo Haleyxandryno         
Patricia Stucchi Bento    
Edson Santiago
Maria Neire de Matos  
Gláucia Virgínia Genovez Martins           
Jessica de Sousa Soares              
Simone Colaziol              
Michel Borges da Silva
Américo Pereira dos Santos Junior
Walfrido Warde
Paulo Henrique Gomes de Oliveira
Eduardo Augusto Pires

Outros convidados
Juliana Belloque, 1° subdefensora pública do Estado de São Paulo
Fabiana Zapata, 2° subdefensora pública do Estado de São Paulo
Florisvaldo Fiorentino Júnior, 3° subdefensor público do Estado de São Paulo
Rafael Pitanga, defensor público e assessor parlamentar de São Paulo
Claudio Peron Ferraz, conselheiro da OAB-SP
Andréa Tartuce, secretária-geral da OAB-SP, 38ª Subseção de Santo André
Walter Del Picchia, professor da USP
Flavio Alba, professor da USP
Ricardo Bento, professor      
Catia Sandoval Peixoto, procuradora da USP
Maria Cristina Moreira Viegas, procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público de São Paulo
Rafael Prandini Rodrigues, delegado da ANPM no Estado de São Paulo
Fernando Hélio de Oliveira, médico perito criminal     
Eduardo Terovydes Júnior, perito judicial contábil 
Jonas de Oliveira, perito judicial nomeado Justiça Federal 
Edmundo Abreu, diretor da Ecco - Escritório de Consultoria e Comunicação
Silvania Dal Bosco, diretora da Ecco - Escritório de Consultoria e Comunicação    
Fernando Helio da Silva de Oliveira, diretor do Instituto Médico Legal de Taubaté
Giselle Groeninga, diretora nacional do IBDFam - Instituto Brasileiro de Direito de Família 
Vera Moreira, diretora executiva da Vera Moreira Comunicação
Rodrigo Marques de Campos, diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico do TJ-SP
Rodrigo Jorge Moraes, diretor administrativo-financeiro do MDA – Movimento de Defesa da Advocacia
Marcelo de Aquino, diretor de Comunicação da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP
Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da CNSP- Confederação Nacional dos Servidores Públicos
Susana Rangel, diretora acadêmica do IDP-SP
Washington Lopes, diretor-presidente da Asia Motors do Brasil S.A.
Marlon Augusto da Silva, gerente de contas do Grupo Brugnara
Rafael Stabile, gerente de Operações da Softplan
Carlos Freitas, gerente de Contas do Moraes Coelho Advogados Associados
Luciano dos Santos Sousa, gerente de Planejamento e Finanças da LSS Consultoria Financeira 
Claudineia Baptista da Silva, coordenadora Jurídica da Canon
Michele Tucci, coordenadora Jurídica da Canon
Luiz Henrique de Miranda Regos, departamento Jurídico do Bradesco
Marcelo Leme Dantas de Aguiar, Departamento Jurídico do Bradesco
Dilson Campos Ribeiro, Departamento Jurídico do Bradesco
Sérgio Alvares Manchon, Departamento Jurídico do Bradesco
Raphael de Oliveira Alves, Departamento Jurídico do Bradesco
João Paulo Ferreira de Freitas, Departamento Jurídico do Bradesco
Rosa Lia GiorlandoGrinberg, Departamento Jurídico do Bradesco
Fernando Leme Dantas de Aguiar, Departamento Jurídico do Bradesco
Ana Maria Floresta Lima, Departamento Jurídico do Bradesco
Lazaro Sotocorno, Departamento Jurídico do Bradesco
Mauricio de Andrade Carvalho, Departamento Jurídico do Bradesco
Cesar Augusto Placeres Santos Oliveira, Departamento Jurídico do Bradesco
Fernando Henrique Alves Dias, Departamento Jurídico da Camil Alimentos
Antônio Henrique Gabriel, Departamento Jurídico da Serget
Roberta da Mata, Analista Financeira da LSS Consultoria
Marcelo Marcondes de Souza, chefe de Gabinete do TJ-SP
Carlos Renato Lonel Alva Santos, assessor jurídico do Metrus Instituto de Seguridade Social
Luciana Salles, arbitra e mediadora do TRF-3
Maellen Muniz, assessoria de comunicação
Cesar Neto, jornalista do Jornal O Dia
Alice Castanheira, jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Bernadete Druzian, jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Helvio Borelli, editor da Vera Moreira Comunicação
Angelica Pedroso, Markenting do ASBZ Advogados
Ariel Souza Carvalho, assistente de análise de contratos corporativos da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Marcelo Mesquita Amaral, IEPTB-SP – Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo
Marcos Cesar Geraldes, IEPTB-SP – Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São PauloGuilherme Barros, GBR Comunicação
Ronne Max, Direito dos Advogados
Pedro Paulo Corino da Fonseca, Sociedade São Paulo de Investimentos
Luiz Fernando Corino da Fonseca, Sociedade São Paulo de Investimentos
Marcos Rozzato, Sociedade São Paulo de Investimentos
Olga Fagundes, Sociedade São Paulo de Investimentos
Marcos Henrique MancinelliRozzato, Sociedade São Paulo de Investimentos
Mariana Gaspar, TVG
Andréia Andrade Gomes, AGomes Marketing Consultoria
Maria Amelia Carneiro Soares, Bacharel em Direito         
Rafaela dos S. Nepomucena, estagiária em Direito Tributário da Natura Cosméticos S/A
Marcia Valéria, estudante de Direito   
Armando da Costa Junior  
Daniela Alvez Cunha

*Texto modificado às 11:08 de quinta-feira (9/3) para acréscimo de informações.

Revista Consultor Jurídico, 8 de março de 2017, 22h47

Comentários de leitores

1 comentário

E o jurisdicionado?

Lauro Soares de Souza Neto, advogado em Marília-SP (Advogado Autônomo - Criminal)

Interessante a auto-exaltação da corte bandeirante. Tudo maravilhoso. Mas, cadê a opinião dos jurisdicionados? Será que estão satisfeitos? E o custo(altíssimo)-benefício(da população)? Será que está compensando? Com a palavra, então, o contribuinte-cidadão.

Comentários encerrados em 16/03/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.