Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Experiências da corte

CNJ lança revista digital sobre gestão por competências no Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça lançou a primeira edição da revista digital Gestão por Competências no Judiciário, que trata da experiência de tribunais de quatro ramos da Justiça com o modelo de gestão de pessoas incentivado pelo CNJ. 

O objetivo é difundir boas práticas e apontar os obstáculos à adoção do modelo de gestão, a fim de facilitar a adesão em outros órgãos. Cada seção da revista detalha histórico, resultados e conclusões da experiência de cada um dos tribunais. 

Em setembro, completa-se um ano de vigência da Resolução 240/2016 do CNJ, que define a Política Nacional de Gestão de Pessoas no Judiciário. A norma prevê o uso da gestão por competências — conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de cada função — para avaliar o trabalho de servidores.

O Superior Tribunal de Justiça é o que há mais tempo aplica o modelo. Iniciado em 2002, o programa está na quarta fase — a etapa corrente mapeia competências das 330 unidades do órgão. 

Qualquer órgão do Judiciário pode propor a inclusão de artigo na revista. O material, que deve seguir o padrão da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), será avaliado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Judiciário (Ceajud). Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Clique aqui para acessar a revista digital.
Assista ao vídeo do STJ sobre gestão por competências:

Revista Consultor Jurídico, 6 de setembro de 2017, 14h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/09/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.