Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Mercado Jurídico

Espaço para ideias

Instituto que reunirá profissionais de combate à lavagem de dinheiro é lançado

Com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam na prevenção de lavagem de dinheiro, crimes de corrupção e financiamento ao terrorismo, foi inaugurado nesta semana o Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD).

Especialista em lavagem de dinheiro, o advogado Alexandre Botelho, sócio diretor da AML Consulting, apresentou os objetivos, estrutura, áreas de atuação e constituição do IPLD. “As empresas precisam investir tempo, recursos e esforços para prevenção aos crimes financeiros. A corrupção impacta na reputação das organizações e afeta toda a sociedade”, avalia. 

Equipe fortalecida

CSMV Advogados reforça time com dois advogados e expande atuação para Rio e DF

O escritório paulistano Carvalho, Sica, Muszkat, Vidigal e Carneiro Advogados ganhou reforços: o consultor jurídico Nelson Luiz Pinto e o sócio Flávio de Haro Sanches.

A aliança com Pinto permitirá que o CSMV Advogados expanda sua atuação para o Rio de Janeiro e Brasília, pois o escritório dele, o Nelson Pinto Advogados, tem filiais nessas cidades.

Nelson Pinto é professor de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Cândido Mendes.

Já Flávio Sanches assumirá a área de Direito Tributário da banca. Sua atuação será focada na consultoria de tributos indiretos e no contencioso administrativo e judicial.

Ex-juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo, ele atuou por mais de 19 anos no Veirano Advogados antes de ir para o CSMV.

Advocacia artesanal

Criminalista Daniel Barroso abre escritório boutique no Rio de Janeiro

O advogado criminalista Daniel Girardi Barroso resolveu alçar voo solo e abriu seu próprio escritório: o Daniel Barroso Advocacia & Consultoria Criminal, no Rio de Janeiro.

O que motivou Barroso a fundar sua banca foi a crescente demanda do mercado da advocacia criminal, que vem sendo turbinado por grandes operações, como a “lava jato”. Mas a proposta de sua firma é diferente, diz. Em vez de buscar crescer a todo custo, ele pretende desenvolver uma “advocacia criminal artesanal”, com foco no atendimento ao cliente, nas particularidades de cada caso e no desenvolvimento de teses.

Barroso tem 12 anos de experiência na área penal. Após um ano e dois meses no Fernando Fernandes Advogados, ele foi convidado a abrir o setor criminal do Franco Oliveira Advogados, onde permaneceu por oito anos e três meses.

A banca fica na Rua Rodrigo Silva, nº 8, grupo 501, no centro do Rio de Janeiro.

Premiação em NY

Dannemann Siemsen é eleito o melhor escritório de PI da América Latina

O escritório Dannemann Siemsen recebeu, nesta quinta-feira (15/6), o título de Best IP in Latin America pela Leaders League.

A Leaders League promove, anualmente, o International Legal Alliance Summit & Awards, reunindo mais de 450 representantes de escritórios de advocacia e de empresas, de mais de 40 países, que trocam experiência e debatem sobre temas relevantes de suas áreas. Durante o encontro, ocorre a premiação aos destaques do ano. Este ano a cerimônia aconteceu em Nova York.

O escritório foi representado pelo sócio sênior Luiz Henrique O. do Amaral e pela sócia Elisabeth Siemsen do Amaral.

Equipes eficientes

Petrobras e Latam têm os melhores departamentos jurídicos da América Latina

A Petrobras e a Latam foram nomeadas a empresas que têm o melhor departamento jurídico da América Latina pela International Legal Alliance Summit & Awards (Ilasa). Este prêmio foi anunciado nesta quinta-feira (15/6), em cerimônia em Nova York.

A Ilasa reúne anualmente mais de 450 representantes dos maiores escritórios de advocacia internacionais e líderes de departamentos jurídicos de empresas de mais de 40 países para discutir e premiar os principais destaques da área.

A gerente executiva Taísa Maciel e a gerente geral de Atendimento do Jurídico, Viviane Sá, representaram a Petrobras na cerimônia de premiação.

Procurar por data