Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Mercado Jurídico

Novos talentos

Escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados abre programa de trainees

O escritório paranaense Vernalha Guimarães & Pereira Advogados  abre nesta quinta-feira (23/3) o processo seletivo para seu 3º Programa de Trainee.

Com o objetivo de formar advogados em Direito Empresarial, o programa de um ano, extensível por mais um, proporcionará aos escolhidos uma alternância entre as áreas consultivas e contenciosas.

O processo seletivo será desenvolvido em parceria com o Grupo Cetefe Recursos Humanos e destina-se a estudantes de Direito que estejam cursando o 5º, o 6º, o 7º ou o 8º períodos no segundo semestre deste ano.

Não há limite de idade nem restrição geográfica. No entanto, uma vez aprovados, candidatos de outras regiões precisam se transferir para Curitiba. É desejável ter nível avançado de inglês e é imprescindível conhecer o pacote Office (Word, Excel, Power Point), além de ter seis horas de disponibilidade diária.

Etapas do processo
No ano passado, o programa recebeu 661 inscrições de 17 instituições de ensino. Em 2015, foram 619 cadastrados. Em cada edição, cinco trainees são recrutados pelo VG&P. As inscrições para este terceiro programa podem ser feitas pelo site do escritório até 30 de abril de 2017.

O processo seletivo é composto de quatro etapas, sendo a primeira delas a avaliação do histórico escolar. Os aprovados nessa primeira fase são chamados para avaliação escrita presencial, que inclui técnica de redação, domínio de idiomas (português e inglês), conhecimentos gerais e jurídicos. As etapas finais do processo são entrevista comportamental e com os gestores do escritório.

Estrutura do programa
O programa é estruturado em duas fases. Na primeira, os aprovados passam por uma rotatividade de trabalho para desenvolver a visão multidisciplinar e identificar as áreas de maior afinidade. Na segunda fase, os trainees são designados para atuar em um departamento específico durante um ano, de modo a aprofundarem seu conhecimento na área.

A bolsa-auxílio é de R$ 1.700 para a primeira fase e de R$ 2.300 para a segunda. Os trainees também recebem auxílio-transporte e recursos para complementar sua formação.

Em 2014, o escritório mudou sua sede para o Palacete Villa Sophia, um prédio de 1896 que integra o patrimônio histórico-cultural de Curitiba. No mesmo ano, foi inaugurada a sede do escritório em Brasília. Em 2016 e 2017, o VG&P abriu filiais em São Paulo e em Itajaí (SC), respectivamente.

Time de respeito

Criminalistas fundam o Leite, Sinigallia e Forzenigo Advogados em SP

O criminalistas Mauricio Silva LeiteAlexandre Sinigallia Pinto e Paola Forzenigo fundaram um novo escritório especializado em Direito Penal: o Leite, Sinigallia e Forzenigo Advogados. A firma fica em São Paulo.

Mauricio Leite estava no Leite, Tosto e Barros Advogados há 21 anos. Nos últimos 15, comandou a área de Direito Penal da banca, atuando em casos de grande repercussão, como a operação "lava jato". Ele foi substituído no cargo por Fernando Araneo.

Alexandre Sinigallia Pinto e Paola Forzenigo vieram do Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados, banca fundada por aquele profissional.

Novas fronteiras

André Lemos Jorge inaugura escritórios em Brasília e São Paulo

O escritório Lemos Jorge Advogados Associados, que completa 15 anos de existência neste mês, inaugurou novas sedes em Brasília e São Paulo. Ambas as unidades são focadas em Direito Público.

Na capital federal, a banca ficará sob o comando de André Lemos Jorge, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral paulista e autor dos livros Manual de Estudos de Direito Eleitoral e Jurisprudência (ConJur), Tribunal Administrativo e a Supremacia da Constituição Federal (Juruá) e Inquérito Civil - Contraditório e Ampla Defesa. Sobre a Efetividade dos Princípios Constitucionais (Juruá). O endereço da unidade brasiliense é SAUS, Quadra 1, Bloco M, Edifício Libertas, conjunto 607.

Já em São Paulo, a firma permanecerá sob a direção de Plínio Lemos Jorge, ex-juiz do Tribunal de Impostos e autor da obra A Não Cumulatividade no ICMS (Baraúna). Na capital paulista, o escritório fica na Rua Pedroso Alvarenga, 1.046, conjunto 38, Itaim Bibi.

Braço longo

Com foco em penal, escritório Kuntz Advocacia abre áreas empresarial e cível

Especializado em Direito Penal, o escritório Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica decidiu expandir suas atividades, e agora também atende clientes nas áreas empresarial e cível.

Quem liderará o setor empresarial é Marco Antonio Alonso David, que veio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. A área será focada em seguros e resseguros, especialidade dele.

Já a seção cível ficará nas mãos de Bruno Sales Biscuola. Antes de se juntar ao Kuntz, ele atuava na banca que tinha fundado, a Jubran, Galluzzi, Biscuola & Gonçalves Sociedade de Advogados.

De acordo com o sócio fundador Eduardo Kuntz, essa área foi fundada a pedido de clientes. Isso porque as operações da Polícia Federal costumam ter reflexos no campo civil. Em vez de ficarem indicando outros escritórios para cuidarem desses assuntos, os sócios da banca decidiriam assumir diretamente tais casos, diz Kuntz. Mas ele ressalta que o carro-chefe da firma continua sendo a área penal.

Força feminina

Mulheres são 83% dos profissionais do escritório Montaury Pimenta

No escritório de advocacia especializado em Propriedade Intelectual Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, 83% dos profissionais são mulheres. A ascensão destas trabalhadoras, diz a banca, é uma preocupação constante do escritório que, em 2011, convidou as advogadas Marianna Furtado e Joana Siqueira para integrarem o Comitê Executivo da banca. 

Procurar por data