Consultor Jurídico

eletrônico e remoto

TRF-1 adotará Juízo 100% Digital em unidades de 14 estados

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região vai aderir ao programa Juízo 100% Digital nas suas unidades judiciais. A decisão foi tomada após a conclusão de estudos de uma comissão instituída para avaliar o tema.

Elements/Envato

A medida alcança varas federais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Juízo 100% Digital permite que atos processuais, audiências e sessões de julgamento sejam feitos por meio eletrônico e remoto. A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça faz parte do Programa  Justiça 4.0, que busca promover o acesso à Justiça por meio de novas tecnologias e inteligência artificial.

A adesão do TRF-1 ao Juízo 100% Digital começou em maio deste ano, quando foi aprovada a resolução que regulamentou a sua implementação. Em seguida, foi instituída a comissão. O tribunal ainda definirá uma vara criminal para desenvolver um projeto piloto de implantação antes de replicá-lo nas demais unidades criminais. Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 28 de dezembro de 2021, 9h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/01/2022.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.